Ato Final 2012


No dia 22 de dezembro de 2012, o grupo PalhaSUS fez a sua última atuação do ano de 2012. E como gran finale, nada melhor do que voltar um pouquinho às origens. Refiro-me a um retorno ao HU, nosso primeiro cenário de práticas, onde atuamos desde 2010 até hoje.
Nesta ocasião, fomos para a ala pediátrica do HU para fazer o Natal das crianças de lá. Em uma associação com as assistentes sociais da ala pediátrica do HU (dentre as quais se destaca a importante presença de Saionara), conseguimos alguns brinquedos para doarmos para as crianças que estavam no HU. Tamanha foi a felicidade delas ao ver uma trupe de palhaços passando de quarto em quarto com um saco de presentes. Sem contar que tivemos o palhaço Êta no lugar de Papai Noel (com sua célebre frase, "ho ho ho, feliz neonatal!"), entregando os presentes para os meninos, e a palhaça Bilu Tetéia como Mamãe Noel, entregando os presentes para as meninas. Simplesmente fantástico!
Além dos presentes, o Natal das crianças contou com muitas brincadeiras, bexigas (que viravam flores para as meninas, ou espadas para os meninos, ou cachorrinhos, ou coroas, ou tudo o que a imaginação permitisse), músicas, danças... e muita emoção. Em alguns casos, as crianças estavam internadas no HU há dias, e não é difícil imaginar o quanto é angustiante para uma criança ficar dias deitada numa cama de hospital, passando inclusive o natal lá, sem poder estar com a família e amigos. Ver o sorriso no rosto dessas crianças e o brilho nos seus olhos ao nos verem, é uma coisa sem igual. E isso também vale para as mães daquelas crianças, que sofrem tanto quanto (ou mais que) os seus filhos internados. Aquelas guerreiras passam dias fora de casa, mantendo-se firmes para não se abater pela preocupação de ver seus filhos doentes, e dedicando-se inteiramente à eles. Elas também ficam maravilhadas com a nossa presença, ficam contentes ao ver seus filhos sorrindo e com um brilho nos olhos, brincam conosco, conversam conosco, e às vezes sentem-se tão à vontade que desabafam tudo o que estão passando e choram nos nossos ombros.
Isso tudo faz parte do nosso papel de palhaços cuidadores. Temos esse papel de estimular o riso e consolar o choro, pois em ambos os casos estamos cuidando de pessoas que precisam. E essa é a nossa essência. Esse Natal foi mágico, para nós e para elas (mães e crianças), não porque demos presentes materiais, mas porque demos amor. E não há presente maior, melhor e mais duradouro.
Com isso fechamos 2012 com chave de ouro. Foi um ano muito promissor: Além do Natal das crianças do HU, fizemos o dia das crianças com as crianças que nasceram com fissura labiopalatina, fizemos a 3ª Oficina do Riso, nos integramos ao Programa de Educação Popular em Saúde (PROGEPS), ampliamos os cenários de práticas, e muitas coisas mais. E 2013, antes mesmo de ter começado, já promete muitas coisas. O nosso projeto está cada vez mais em expansão, e muitas coisas novas ainda estão por vir. É esperar para (vi)ver!

"Nessa caminhada que segue, cada vez mais alegre, que cada sorriso que eu entregue, todas as pessoas integre!"

Gostaria de agradecer a todos os integrantes do projeto PalhaSUS pelas diversas atuações feitas, pela dedicação e pelo empenho dado em continuar com a realização deste projeto. Agradeço também aos mestres, Aldenildo e Janine, por abraçar esse projeto e todos os seus integrantes com um carinho que só um pai e uma mãe poderiam ter, e por serem sempre prestativos e interessados em nos guiar por esse maravilhoso caminho. Também quero agradecer a Anderson, por ter feito a cobertura fotográfica e audiovisual dos nossos principais eventos, a todo o pessoal do PROGEPS, que hoje são nossos irmãos e companheiros, e a todos os cenários de práticas que atuamos, por terem permitido que nós vivenciássemos tudo o que vivenciamos.
De maneira geral, eu agradeço a todos os que estão vinculados ao projeto PalhaSUS. Desejo a todos um Feliz Natal, um Feliz 2013, boas férias e boas festas. E até breve!

Um forte abraço a todos,

José Antonio Gonçalves Matias - Palhaço Chapolin

"Sigam-me os bons!"