DIZEMOS SIM, AO FIM DO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DA PARAÍBA!

     No início deste mês de março do presente ano de 2018, divulgou-se que a Prefeitura de João Pessoa em consonância com Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), determinou o fechamento do Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP), localizado nesse mesmo município. Em acompanhamento ao caso, o Projeto de Extensão PalhaSUS, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) declara seu apoio a medida tomada.
            Conforme a última vistoria realizada no IPP, o mesmo se encontra em condições precárias, oferecendo atendimento indigno e sem qualidade a seus usuários; Tal realidade motivou seu desligamento do Sistema Único de Saúde. Nós, enquanto sujeitos de direitos, inseridos em uma sociedade regida pela democracia, devemos sempre lutar e reafirmar o enfrentamento a qualquer forma de violação aos direitos humanos e retrocessos no que se concerne aos serviços de saúde.
                 O Projeto de Extensão PalhaSUS reitera a importância da ação em curso contra o referido Instituto, assim como seu valor na soma de forças da Luta Antimanicomial. Contanto, ressaltamos ainda a necessidade do real e efetivo apoio, por parte Secretária Municipal de Saúde de João Pessoa aos antigos usuários da instituição e seus familiares, para que recebam os devidos cuidados e orientações necessárias de forma humanizada e integrada ao convívio societário.
Projeto de Extensão PalhaSUS, João pessoa (PB), 29 de março de 2018.